quarta-feira, 24 de abril de 2013

Barato cultural

 
 
 
Os artistas independentes brasileiros contam agora com uma nova ferramenta online para divulgação e distribuição de seus produtos. O site Barato Cultural (http://baratocultural.com.br), lançado neste mês no Rio de Janeiro, reúne em sua plataforma diversas lojas culturais, que vendem de artesanato cultural a livros, passando por música, artes plásticas, fotografias e filmes. A proposta do marketplace é ser uma vitrine para a produção cultural independente.

 A startup não faz seleção dos lojistas. Para possuir um cantinho virtual na plataforma, basta se cadastrar e configurar a própria loja, que poderá ser básica ou profissional. No plano Básico, que é gratuito, os artistas poderão cadastrar até 10 produtos e pagarão comissão de 15% por cada venda. No Profissional, podem ser cadastrados até 100trabalhos e a porcentagem cobrada é de 10%, mediante o pagamento de uma taxa de R$19,90 por ano. As operações financeiras são realizadas pelo Moip, do grupo IG. O site já conta com mais de 20 lojas cadastradas.

 De acordo com os idealizadores do projeto, a ideia é fomentar a produção cultural, facilitando a distribuição dos produtos, e proporcionar geração de renda aos artistas independentes. “Nosso propósito é transformar o site em uma grande vitrine para todos que vivem ou querem viver de sua própria arte e oferecer um espaço democrático e interativo para se conhecer, divulgar, vender e comprar produtos culturais”, explica Eduardo Ribeiro, um dos sócios do Barato Cultural. O projeto é fruto de uma parceria entre a Esteio Editora e a empresa portuguesa Bloomidea.
 

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